Relatorios
As pesssoas põem ser identificadas por seus próprios registros numéricos de carteiora de identidade, título de eleitor, etc. Fato semelhante ocorre com as substâncias químicas. Cada substância pura tem seu ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade me outras constabntes físicas nqua as caracterizam e as diferenciam entre si.
Pro exemplo , a acetona pura, sob pressão de 1atm tem seu próprio ponto de fusão(-95°C), ponto de ebulição (56,5°C) e densidade ( 0,792g//ml). Nenhuma outra substância pura possui essas mesmas características ou constantes físicas. Por isso essas ,constantes físicas são chamandas de Critérios de Pureza, ou seja, servem para sabermos se determinado produto químico é puro ou não.
Por exemplo, se determinada amostra de acetona apresentar densidade diferente da esperada, podemos afirmar que há impurezas misturadas a ela.
Ponto de Fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólidp para o estado líquido
Material e Reagentes
Tubo de ensaio
Béquer de 400 ou 500 ml
Suporte Universal
Garra
Tela de amianto ou chapa aquecedora
Trmometro
Rolha de cortiça para tubo de ensaio
Baqueta de vidro fina
Almofaniz e pistilo
Capsula de porcelanato
Espatula
Oleo comstivel
Ácido benzoico- C6H5COOH
Ureia- NH2CONH2
Procedimento Experimental
1) Batendo-se suavemente com a extremidade não obstruída de um dos capilares no Ácido Benzoico, fazer a substancia entrar até pelo menos 1,5 cm dentro do tubo.
2) Amarra-se com linha de costura ou fio metálico o capilar ao termômetro de tal modo que o Ácido Benzoico fique encostado no tubo. Se houver necessidade, lubrifique o termômetro com vaselina e o coloque no orifício da rolha.
3) Adapta-se o termômetro ao tubo de ensaio (a rolha deve apenas encostar boca do tubo; o bulbo do termômetro deve ficar bem próximo ao fundo do tubo de ensaio).
4) Monta-se a aparelhagem e deixa-se submersa no óleo mineral a parte do tubo que contem o Ácido Benzoico.
5) Aquece-se o óleo