relatorios
Aluna:
Periodo:3°
LIBÂNEO, José Carlos; Oliveira, José Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra.As Reformas educacionais e os planos de educação l. In__________. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. 10 Ed. rev. e ampl.- São Paulo: Cortez, 2012.p. 175-217.
Ideia Principal: Tentativas e conquistas das reformas educacionais e planos de educação.
Problemas levantados pelo autor: Um problema só é resolvido se for reconhecido por todos. Muita falta de verba para a educação, leis para serem aprovadas e no final não saem do papel, promessas a serem cumpridas, planos e metas não eram aceito e realizados.
Argumentos utilizados:
Teve o manifesto dos pioneiros, onde se iniciou a primeira tentativa de elaboração de um plano de educação para o país. Com a ditadura militar, colocava em prática a racionalidade tecnocrática na educação. O manifesto defendia uma escola pública obrigatória, laica e gratuita. Alguns dos planos e leis não foram concretizados.
Vários Projetos de reformas foram criados, mas a maioria não se concretizou, pois faltava verba; e pelo fato que a educação nunca ter sido prioridade do governo, a não ser nos discursos dos governantes.
Muitas promessas foram feitas, mas só algumas saíram do papel, pois havia muitos conflitos, o governo não contribuía para a verba. Algumas metas não foram aceitas, pois eram referentes aos recursos financeiros, com destaque a que vinculava percentuais ao PIB para a manutenção e desenvolvimento do ensino impedindo que a lei fosse eficaz na obtenção de melhorias na manutenção e desenvolvimento de ensino, tornando o plano mais uma carta de intenções que não sai do papel.
Conclusão do autor: Não dá pra saber a conclusão do autor , mas suponho que ele ver como um problema a forma como o governo se reúne, pois a maioria se prende a planos, metas e nada se concretiza realmente ,poucas coisas são feitas de fato.
Comentário Pessoal: O texto foi bem