relatorios
Entidade Mantedora do Colégio Opção
Barbara Joana da Silva Barnabé.
1° F
Evidências em Reações Químicas
Mauá
2013
Evidencias de reações químicas.
O termo reação química, refere-se ao reagrupamento dos átomos entre as substâncias de um dado sistema. Ela é representada esquematicamente por uma equação química, que dá informações quantitativas e qualitativas. A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes.
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc. A experiência de Evidência de Reações Químicas fundamenta-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.
Geralmente, estes experimentos são muito rápidos e podem ser realizados em simples tubos de ensaio, sem a necessidade de utilização de controle de temperatura ou tempo da reação, pois, neste apenas verifica-se a ocorrência de reações de um dado reagente reage para com outro.
Mudança de Cor
Reagentes:
FeCl3 (Cloreto Férrico)
NH4SCN (Tiocianato de Amônio)
Materiais:
Tubo de ensaio
Reação:
Ao colocarmos Cloreto férrico juntamente com o Tiocianato de amônio houve a formação de um liquido de cor escura. Passando de Amarelo para vermelho escuro, cor bastante parecida com a de ferrugem.
Alteração de Temperatura
Reagentes:
Hidróxido de Sódio
Acido Clorídrico Concentrado
Materiais:
Tubo de ensaio
Termômetro
Reação:
Medimos a temperatura do NaOH sendo a mesma 23°C. Ao acrescentar HCl no mesmo tubo de ensaio a temperatura tem um aumento considerável de 19 C, passando de 23°C para 42°C;