relatorio4
Serão abordados dois temas neste relatório: Polarização e Redes de difração. Difração é o nome que se dá aos fenômenos relacionados a desvios da propagação da luz. O efeito pode ser observado para todos os tipos de onda. A difração da luz pode ser observada tanto pela tendência de contornar obstáculos, aparecendo na forma de franjas claras e escuras, como pela abertura do feixe depois de atravessar uma fenda estreita. Quando a fenda não for estreita, a intensidade da luz num anteparo distante não é independente do ângulo, mas diminui quando o ângulo aumenta. A maior parte da intensidade da luz está concentrada num máximo de difração central bastante largo, embora existam máximos secundários nos dois lados do máximo central. Uma rede de difração é um dispositivo que tem múltiplas fendas ou ranhuras paralelas, equidistantes e de mesma largura. Um feixe de luz que incide nesta rede é difratado e os raios provenientes das diversas fendas interferem formando uma figura de intensidade variável.
Na natureza, existem matérias, substâncias, que ao serem atravessadas por feixes de luz deixam passar apenas uma parte da onda luminosa. Fenômeno esse chamado polarização da luz. Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz passe somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz passa pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz. O acontecimento da polarização da luz dá evidências claras de que ela é formada por ondas transversais.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo observar o efeito dos feixes de luz em situações diferentes. Analisar uma rede de difração e a polarização da luz. Será descrito o que ocorre com a luz policromática “branca” ao passar por uma rede de difração, determinando o comprimento de onda médio das radiações componentes da luz branca. Determinar também o comprimento de onda de um laser através de uma rede de difração de emissão com constante