Relatorio2 2
Vibrações Livre e Forçadas em Sistemas com 1 GDL
Aluno de mestrado: Paulo Vitor Castro Cardoso
Disciplina: AE-225 (Dinâmica de Estrutura)
Professor: Airton Nabarrete
1. Introdução
O presente relatório visa analisar os resultados obtidos em laboratório para o experimento Vibrações Livres e Forçadas em Sistemas com 1 GDL. Através do mesmo, os conceitos teóricos de vibração foram validados através de analise experimental.
2. Objetivos
Determinar a frequência natural amortecida e não amortecida do sistema
Determinar o fator de amortecimento do conjunto pelo método de Vibração Livre
Analisar comparativamente os 3 métodos de análise de frequência de vibração
3. Apresentação do aparato de ensaio
O equipamento de ensaio da marca ECP permite obter movimentos em um sistema massa-mola através da excitação do suporte ligado à mola. Um sistema de aquisição de dados é ligado ao sistema permitindo a obtenção de gráficos de deslocamento em função do tempo.
O aparato experimental consiste basicamente em um excitador que transforma o movimento rotacional do motor na translação do sistema massa-mola. Uma barra liga o excitador diretamente ao carro 1 que por sua vez funciona como uma base que transfere movimento ao carro 2 através da mola 2, conforme Figura 1 . A mola 1 não tem interferência na excitação da mola 2 e do carro 2, ela tem a função de apenas posicionar o carro 1 (base) na posição inicial desejada, uma vez que o sistema cessa o movimento a base é deslocada para essa posição afim de que uma nova excitação seja então provocada.
Figura 1 – Equipamento de ensaio ECP
A Figura 2 (a) descreve o modelo analítico do sistema ensaiado, porém este modelo teórico não descreve perfeitamente o modelo do laboratório, pois devemos considerar que há amortecimento no sistema devido ao atrito e característica inerente aos. Considerando, portanto, este tipo de força considera-se a existência de amortecimento no