Relatorio1
Iremos descrever o experimeto que fizemos com nosso professor de química para demonstrar o estudo das propriedades coligativas.
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto.
MATERIAL UTILIZADO
-Tubo de ensaio grande.
-Becker de 400 ou 500 mL.
-Termômetro de 0 a 100°C com décimo de grau.
-Rolha para tubo de ensaio.
-Suporte universal.
-Tripé de ferro.
-Bico de Bunsen.
-Naftelo (C10H8).
-Enxofre (S8).
-Balança com sensibilidade de 0,1 g.
Naftaleno
Naftalina é o nome comercial do naftaleno, hidrocarboneto aromático formado pela união de dois anéis benzênicos, representado pela fórmula química C10H8. Trata-se de uma substância sólida cristalina a temperatura ambiente, de cor branca, odor muito forte, solúvel em água, inflamável e tóxica.
Enxofre
O enxofre é o elemento químico de número atômico 16 e massa atômica 32,065 u. Representa-se pela letra S em sua forma maiúscula e se localiza na tabela periódica no período 3. É participante do grupo dos calcogênios. Seu estado físico é sólido quando se encontra a uma temperatura de 20°C e pressão de 1 atm. Possuí uma coloração amarelada, é insípido, mal condutor de calor e eletricidade além de ser quase inodoro. É insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em dissulfeto de carbono. Um de seus compostos mais conhecidos é o dióxido de enxofre (SO2), um dos responsáveis pelo surgimento de chuvas ácidas.
Procedimento
Com ajuda de uma balança de sensibilidade de 0,1 g , foram pesados perfeitamente 16 g de naftaleno.
Com ajuda de funil de papel , foi colocado os 16 g de naftaleno em um tubo de ensaio
O termômetro foi colocado no naftaleno para marcar sua temaperatura após a fusão . A água presente no Becker cobriu todo o naftaleno enquanto ele estava em seu estado líquido.Deixando o termômetro dentro do naftaleno marcando mais ou menos 70°C
No começo foi anotado 73°C
Quando mais da metade do