relatorio1_eac

901 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Faculdade de Ciências Aplicadas
Engenharia Assistida por Computador

Engenharia Assistida por Computador
“Simulação numérica através do Método dos Elementos Finitos”

Edison Luis Candian Filho

RA: 095682

Limeira
2012

Introdução:
O chamado Método dos Elementos Finitos (MEF) consiste em diferentes métodos numéricos que aproximam a solução de problemas de valor de fronteira descritos tanto por equações diferenciais ordinárias quanto por equações diferenciais parciais através da subdivisão da geometria do problema em elementos menores, chamados elementos finitos, nos quais a aproximação da solução exata pode ser obtida por interpolação de uma solução aproximada. Atualmente o MEF encontra aplicação em praticamente todas as áreas de engenharia, como na análise de tensões e deformações, transferência de calor, mecânica dos fluidos e reologia, eletromagnetismo, etc, inclusive recebendo designações específicas como na mecânica dos fluidos computacionais (CFD) e no eletromagnetismo computacional (CEM).
O MEF foi originalmente concebido pelo matemático Courant à época da 2ª guerra mundial através da publicação de um artigo em 1943. Como nessa época ainda não haviam sido desenvolvidos computadores capazes de realizar uma grande quantidade de cálculos matemáticos, o método matemático foi ignorado pela academia durante vários anos.
Neste relatório um problema simples de análise estática é apresentado. O software Pro/e é utilizado para criar o modelo matemático CAD e o módulo Mechanica, para a simulação numérica.
As atividades envolvem a leitura e compreensão do problema, modelamento em CAD , utilização da simulação numérica através do MEF, interpretação dos resultados e documentação através do seguinte relatório.

Objetivo:
Utilizar o software pro/Engineer para criar o modelo matemático CAD e o módulo Mechanica, para a simulação numérica. As atividades envolvem a leitura e compreensão do problema, modelamento em CAD , utilização da simulação

Relacionados