Relatorio
cariolando da silva farias
Determinação de hidroxipolina (colágeno)
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Alimentos, ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CCBS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como requisito para avaliação da disciplina de Tecnologia e Processamento de Carne I ministrada pela professoraLilian MayGrespanEstodutto da Silva.
campo grande,
2013
INTRODUÇÃO
A hidroxiprolina é um aminoácido não essencial constituinte de proteínas e derivados da prolina (wheelessonline.com/ortho/pagets_disease).
Para esta hidroxilação, existe uma proteína chamada prolilhidroxilase, que reconhece a prolina como seu substrato. A condição é que a prolina (Pro) a hidroxilar se encontre ao lado de uma glicina (Gly) na sequência, no sentido amino a carboxilo.
N--------- Pro-Gly ---------C
O processo é o seguinte:
A hidroxiprolina encontra-se fundamentalmenteno tecidoconjuntivo e ósseo, constituindo 10% da molécula de colágeno.
Uma amostra de salsicha e mortadela foi hidrolisada com solução de ácido clorídrico em constante ebulição sobre refluxo, depois filtrada e diluída. A hidroxiprolina foi oxidada com cloramina T. A cor vermelha púrpura que se desenvolveu após a adição de 4-dimetilaminobenzaldeído foi medida no espectrofotômetro a 558 nm.
OBJETIVO
Nessa aula prática foram realizadosprocedimentos com o objetivo de determinar hidroxipolina em uma amostra de salsicha e mortadela e efetuar a curva-padrão da série medida.
EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS Carne Processador de alimentos Chapa elétrica equipada com condensador resfriado com água para refluxo Balança analítica Banho-maria Espectrofotômetro UV/VIS Cubeta de vidro Papel de fioltro PHmetro Erlenmeyer de 100, 250 e 500 mL Tubos de ensaio de 10 mL Balões volumétricos de 50, 100, 500 e 1000 mL Pipetas volumétricas de 1, 2, 5, 10 e 20 mL Ácido clorídrico 6M Solução-padrão estoque de