Relatorio
OBJETIVOS
Este relatório é baseado em uma experiência laboratorial que mostrará os movimentos dos lançamentos horizontais de uma esfera. Depois de lançada, a força gravitacional faz com que apareça uma componente vertical da velocidade. Por meio de cálculos será determinada a velocidade de lançamento de uma esfera, quando, abandonada em uma rampa de lançamento e a velocidade de chegada da esfera. Especificarei quais fórmulas são necessárias para determinar sua velocidade
INTRODUÇÃO
Depois do projétil lançado, a força da gravidade faz com que apareça uma componente vertical da velocidade, portanto, sua velocidade será decomposta em componentes: horizontal (eixo x) e vertical (eixo y), assim analisados separadamente. A componente vertical do vetor velocidade (Vy) é variável, pois nesta direção atua a aceleração da gravidade, sempre para baixo, que vem da força gravitacional. A componente horizontal do vetor velocidade (Vx) é constante pois nenhuma força (desprezando qualquer tipo de resistência) atua sobre o corpo nesta direção.
FÓRMULA do Tempo de queda:Tq = √(2*H)/g
FÓRMULA da Velocidade média: Vm= (Xf-Xi)/Tf-Ti
FÓRMULA do desvio: X1-Xm MATERIAL UTILIZADO
Rampa para lançamento;
Papéis sulfite;
Papéis carbono;
Esfera de aço ;
Trena;
Fita adesiva;
CONCLUSÃO
A esfera ao ser lançada, quando atinge o trecho plano da rampa de lançamento, desprezando o atrito e a resistência do ar, podemos considerar que a mesma está em movimento retilíneo uniforme.
Quando a esfera deixa a rampa, passa a sofrer ação da força peso, resultando em uma componente vertical em sua velocidade.
O tempo de queda não depende da particular velocidade horizontal, como observado na expressão abaixo: t = √ 2H / g
Só depende da altura.
É importante salientar que a velocidade vertical não se altera pela intervenção da velocidade horizontal, mas à medida que aumenta a altura que a esfera percorre na rampa, ela adquire uma velocidade horizontal