Relatorio
I- Introdução
Titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com objetivo de determinar a concentração de soluções. Titulação consiste na adição de uma solução concentrada rigorosamente conhecida – titulante – a outra solução de concentração desconhecida – titulado – até que se atinja o ponto de equivalência, quando os mols de íons H3O+ provenientes do ácido iguala ao número de íons OH+ provenientes da base. Existem vários tipos de titulação, dentre eles vamos destacar apenas dois:
a) titulação colorimétrica é adicionar ao titulado um indicador ácido-base que muda de cor quando se atinge o ponto de equivalência;
b) titulação potenciométrica é um meio útil de caracterização de um ácido. O pH de uma solução é medido em função da quantidade de titulante adicionado. A mudança de pH é pequena até ao ponto final onde existe um ponto de mudança. A força de um ácido ou base determina o ponto de mudança. O ponto final é encontrado pelo gráfico de pontos e determinação da localização súbita do pH.
Durante aula prática de Análise Instrumental foi realizada a comparação entre dois métodos de titulação, o colorimétrico e o potenciométrico, com objetivo de determinar o cloreto em amostra de KCl.
II- Materiais e Reagentes
- Bureta
- Pipeta volumétrica de 10 mL
- Indicador Cromato de Potássio 5%
- Nitrato de prata 0,1 M
- Pêra
- Pisseta de água desmineralizada
- 3 Erlenmeyers
- Amostras com concentração esconhecida de Cl
- Ácido Nítrico 1 M
- Potenciômetro com eletrodo de prata
- 2 Béquers
- 2 Agitadores magnéticos (peixinho)
- Pipeta de Pasteur
- Titulador Potenciométrico 905 Titrando – Metrohm
III – Procedimento Experimental
A- Determinação de cloreto em amostra de KCl por titulação Colorimétrica
Para que a análise tivesse maior precisão, foi necessário ambientar a bureta, ou seja, lavá-la 3 vezes com o produto que irá iria ser analisado, neste caso o nitrato de prata.
Após feita a ambientação, preparou-se o