Greve Geral De 1917
Alunos: Bruno Kovalski
Caroline De Camargo
Fernanda Cristina
A Greve Geral de 1917 é o nome pela qual ficou conhecida a paralisação geral da indústria e do comércio do Brasil, em Julho de 1917, como resultado da constituição de organizações operárias. >> Motivos da greve:
Embora o salário subisse, o custo de vida aumentava de forma desproporcional, deixando os trabalhadores em más condições para sustentar suas famílias e fazendo com que as crianças precisassem trabalhar para complementar as rendas domésticas. E com isso muitas crianças acabavam com membros mutilados pelas máquinas .
.
E assim como os demais trabalhadores, não tinham direito a tratamento médico, seguro por acidentes de trabalho, etc. Esses são alguns dos fatores que contribuíam para o aumento da mobilização dos operários.
>>LIDERANÇAS
Os representantes das ligas operárias, das corporações em greve e das associações políticosociais que ajudaram na liderança da greve, expondo as aspirações de toda a população angustiada por necessidades urgentes.
Os representantes são:
FOSP - Federação Operária de São Paulo.
COB - Confederação Operária Brasileira.
ACAT - Associação Continental Americana dos
Trabalhadores.
AIT - Associação Internacional dos Trabalhadores.
>>CARACTERÍSTICA DO MOVIMENTO
Não houve muitas características, mas além da paralisação total, uma característica elementar do movimento era a circulação de ideias e pessoas.
No que diz respeito à literatura, havia um trânsito intenso entre os países; as obras de maior relevância foram traduzidas para muitos idiomas, disseminando tais ideias. A maioria das idéias, senão todas, eram anarquistas.
>>FINAL DO MOVIMENTO
As ligas e corporações operárias em greve, juntamente com o Comitê de
Defesa Proletária, na noite de 11 de
Julho, numeraram 11 tópicos através dos quais apresentavam suas reinvindicações:
1 - Que sejam postas em liberdade todas as pessoas detidas por motivo de greve;
2 - Que seja respeitado do