Relatorio
Higiene Animal – Tão importante quanto a nossa
Ter um bichinho de estimação requer mais do que dar água, comida, brincar e levar para passear. As condições de limpeza dele também fazem toda a diferença na sua saúde e a higiene animal tem de ser um hábito diário.
Se eles estão sempre sujos, têm mais chances de carregar microorganismos que podem provocar doenças
Banho: o fundamental da higiene animal
A partir de um mês e meio de vida o seu bichinho já pode tomar banho, seja em casa ou no pet shop. Isto porque ele já está com as vacinas em dia e não fica exposto às doenças. Na água morna ou com a temperatura ambiente, dependendo do clima, é válido lembrar que os produtos utilizados devem ser específicos para eles, além do cuidado com as orelhas, podendo ser colocado um chumaço de algodão para evitar que entre água e, consequentemente, até o surgimento de otite.
A higiene animal dentro da boca
Mesmo que muitos bichinhos não gostem deste momento, é importante que uma vez por dia seja feito este procedimento, para evitar o tártaro e problemas na gengiva, que ocasionam diversas doenças.
Porém, você só terá de começar a cuidar da boca do seu peludo a partir do 5º mês de vida dele, quando a dentição já está trocada, começando, assim, este tipo de higiene animal. E, além disso, leve-o sempre ao veterinário, preferencialmente o dentista de cachorros, para que ele avalie as condições e veja se não há a necessidade de ser feita a limpeza de tártaro.
Limpar os orelhas
Para limpar as orelhas de um cão, não use objetos pontiagudos. Enrole uma gaze ou pano macio em um cotonete e limpe calmamente. Cachorros com orelhas grandes costumam ter mais problemas nos ouvidos do que aqueles que possuem orelhas pequenas.
A frequência dessa limpeza varia de acordo com a raça, mas, no geral, deve ser feita uma vez por semana.
Tosa Higiênica
Assim como o banho, a tosa também depende da raça do animal. Quando os pêlos começarem a incomodar, ela