Relatorio
Relatório de Imagens Médicas - Radiologia
Proteção Radiológica em Salas de Raios X
Data: 23/02/2015
Aluno: Ana Clara Baldi Prioli
Matrícula: 00164718
São Paulo - 1o Semestre – 2013
1. Resumo do Plano Inicial
A sala foi dividida em grupos de 3 ou 4 pessoas e cada aluno recebeu um texto para ler no recinto, contendo normas, cuidados, leis a serem seguidas no ambiente de radiação, um roteiro com questões sobre proteção radiológica, importância das normas descritas na portaria, peças do equipamento de raios X, medidas do local e como ocorre a revelação dos filmes radiográficos. Foi pedido também um esboço da região visitada.
Para fazer o roteiro, um grupo de cada vez foi levado à sala, a fim de realizar medidas da área, observar o tubo, aprender o posicionamento que a máquina deve ter, conferir se havia os avisos sobre segurança e cuidados necessários dentro da zona, ou seja, verificar se o meio estava de acordo com os padrões aceitáveis. Os alunos também foram levados para conhecer a câmara escura, visualizar a processadora automática e como é posicionada. Fotos foram permitidas para memorizar e fazer esboços da ocupação, que seriam úteis futuramente para a realização do trabalho.
2. Resultados experimentais e discussão
2.1. INTRODUÇÃO:
A visita à sala de raios-X teve como objetivo proporcionar aos novos alunos o primeiro contato com os instrumentos e máquinas responsáveis pela emissão da radiografia, tendo em vista que o manuseio cauteloso dos materiais aliados à vestimenta adequada é primordial para a garantia da segurança dos usuários.
Foi abordado o embasamento sobre a disposição dos equipamentos hospitales e suas respectivas funções, tendo como princípio a portaria 453/98. O estudo sobre a composição das paredes foi fundamental para o entendimento das precauções a serem tomadas para evitar o espalhamento da radiação e suas consequências danosas aos seres humanos.
Compreender o funcionamento da processadora e suas