relatorio
No dia 28 de novembro de 2014, por volta das 09:00 horas, os alunos do VII período de administração da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, juntamente com o professor da disciplina Administração da Produção e Operações II Tales Antão, e a coordenadora do curso Maria Valdiva visitaram a Indústria de Sacolas Plásticas, a RRT PLAST, que fica localizada no Distrito Industrial, bairro Pantanal – Picos/ PI. A visita foi solicitada pelo professor Tales Antão, como requisito para a terceira avaliação da disciplina Administração da Produção e Operações II.
A RRT PLAST está no mercado de produção de sacolas plásticas desde 2012, seu quadro de funcionários é composto por 40 colaboradores, a empresa funciona 24 horas por dia. Segundo o gerente geral da RRT o Sr. Adailton, a capacidade produtiva da empresa estima-se em 120 toneladas ao mês, produzindo em média 4 a 5 mil kg de sacolas por dia.
O objetivo deste trabalho é mostrar todo o processo produtivo adotado pela RRT PLAST na produção de sacolas, seu planejamento para atender a sua demanda.
DESENVOLVIMENTO
A matéria-prima da produção de sacolas é comprada dos catadores de lixo da cidade de Picos, pois a empresa possui convênio com a prefeitura e com alguns supermercados da cidade, como também compram esse material de alguns estados vizinhos. A RRT recebe o material em fardos prensados, após a chegada desse material, dá-se início ao processo seletivo, onde um grupo formado por 12 colaboradores separam o que irá ser utilizado na produção do que não pode de forma alguma ser reaproveitado.
Segundo o gerente da indústria 85% de todo o material é reaproveitado pela fabrica, ou seja, apenas 15% de toda a coleta não é reciclada, sendo destinada então ao aterro sanitário.
O material selecionado é levado ao moinho, onde é feita a moagem e, em seguida passa pelo processo de lavagem. Após a lavagem o material é repassado para outra máquina onde é feito a secagem do mesmo. Em