ESTUDO ECONÔMICO PARA INSTALAÇÃO DE UMA USINA DE RCD
CARLOS ALBERTO FELIX FONSECA JUNIOR
Aluno de Graduação da Universidade Cândido Mendes 9º período, UCAM
Período PIBIC/CETEM : agosto de 2012 a julho de 2013, cajunior@cetem.gov.br
GILSON EZEQUIEL FERREIRA
Orientador, Eng. Mineral, D.Sc. gferreira@cetem.gov.br 1. INTRODUÇÃO
A construção civil é destacada por estar diretamente ligada à qualidade de vida da população como na construção de moradias, saneamento básico, pavimentação e construção de rodovias, vias públicas, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, pontes, viadutos, etc.
Na preparação do concreto e da argamassa, os agregados naturais, areia e brita, têm sido nos últimos anos, substituídos por materiais alternativos como, escórias siderúrgicas e outros resíduos industriais.
Dentre esses materiais alternativos destaca-se o aproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) que vem crescendo significativamente - 5,3% no período 2011-2012 - chegando a 35 milhões de toneladas em 2012. (ABRELPE, 2012).
Os resíduos da construção civil são constituídos de concreto, estuque, telhas, metais, gesso, aglomerados, cerâmica, etc.
2. OBJETIVOS
Elaborar um estudo técnico e econômico simplificado do RCD, em relação aos seus aspectos econômicos, assim como os problemas enfrentados para seu pleno desenvolvimento, verificar possíveis formas de desenvolvimento sustentável e realizar um estudo simplificado de análise de viabilidade econômica de uma usina fixa de reciclagem de RCD.
3. METODOLOGIA
Para o presente trabalho foram realizadas revisões bibliográficas e pesquisa em banco de dados das principais bases estatísticas referentes ao tema proposto como , Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON) e também publicações como artigos científicos, livros, teses, dissertações, entre outros, indicados nas referências. O modelo de usina foi baseado em estudo do SEBRAE (2012), junto com a pesquisa de