relatorio
Aluna: Alyne Lins , Denise Vasconcelos, Nailla Sidya
Disciplina: Saúde e Segurança no Trabalho
Professor: Hermes Barbosa Melo
Substâncias, compostos ou produtos químicos podem estar presentes no ambiente de trabalho.
Na forma: de gases: vapores, líquidos, fumos, poeiras e névoas ou neblinas, que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo pela via respiratória, através da pele ou por ingestão podendo causar danos á saúde dos trabalhadores. Os riscos químicos podem ser por:
Gases: monóxido de carbono, como os ácidos e a soda cáustica; ou irritantes, que causam doenças da pele. Muitos outros líquidos também podem ser absorvidos pela pele, causando prejuízos á saúde.
Vapores: Emanados de solventes como o benzol, o toluol, thinners em geral, desengraxantes, como o tetracloreto de carbono, o tricloroetileno.
Líquidos: Corrosivos, como os ácidos e a soda cáustica; ou irritantes, que causam doenças da pele. Muitos outros líquidos também podem ser absorvidos pela pele, causando prejuízos á saúde.
Fumos: Nos banhos de metais fundidos como o chumbo. Os fumos são pequenas partículas de metal ou de seus compostos, provenientes do banho, que ficam suspensos no ar.
Poeiras ou pós: pó de serragem, poeira de rebarbação de peças fundidas no jateamento de areia ou granalha de aço.
Névoas ou Neblinas: Nos banhos de galvanoplastia, fosfatização e outros processos, nos quais se formam névoas ou neblinas de ácidos.
Vias de entrada de químicos no organismo
São três as formas pelas quais os materiais tóxicos podem penetrar no organismo humano:
Por inalação: Quando se está num ambiente contaminado, pode-se absorver uma substância nociva por inalação, isto é, pela respiração.
Por contato coma pele ou via cutânea: A pele pode absorver certas se substancias se houver contato, mesmo que por poucos instantes. Dessa