relatorio
Luís Miguel Santos Fernandes
Introdução
Segundo Bronsted Lowry um ácido é toda a espécie química dadora de protões e uma base é toda a espécie química recetora de protões.
Reações ácido-base também podem ser chamadas reações de neutralização. As reações ácido-base são reações entre soluções aquosas ácidas e soluções aquosas básicas. Nessas reações forma-se sempre uma substância pertencente ao grupo dos sais e ainda água.
Na titulação potenciométrica mede-se a f.e.m. da célula no curso da titulação. As titulações, como sabemos, são acompanhadas de variações bruscas de concentração nas imediações do ponto de equivalência, o que provoca uma variação brusca no potencial do elétrodo indicador e, portanto, também na f.e.m. da célula. A titulação potenciométrica é uma técnica de localização do ponto final na análise volumétrica, aplicável sempre que se dispuser de um elétrodo indicador para a espécie desejada. São realizadas sucessivas medições da f.e.m. da célula, sendo cada uma delas após a adição de um certo volume de solução titulante. A seguir relacionam-se esses potenciais com o volume de solução titulante consumida. As medições realizadas no decorrer da titulação potenciométrica são relativas e informam sobre as variações ocorridas no potencial da célula. Através delas, pode-se estabelecer com precisão o ponto de equivalência que determinará a concentração da espécie sob análise.
Objetivos Construção da curva de titulação de um ácido fraco com uma base forte.
Calcular o volume e o pH no ponto de equivalência e calcular Ka.
Resultados e discussão
Equação da reação:
NaOH + CH3COOH CH3COO- + H2O
Cálculo do volume da solução de NaOH que se prevê gastar na titulação de 15 ml de CH3COOH.
C (CH3COOH) =0.100M
C (NaOH) =0.101M
Proporção da reação= 1:1 logo 1mol CH3COOH 1mol