relatorio
Aula 3 – Parte 3
Instrutor.:
Frank S. Fernandes Bastos (frank.bastos@gmail.com)
Foco.:
Adiquirir conhecimento preparatório para Concurso referente itens complementares sobre fundamentos
Público.:
Estudantes de concurso específico
Local.:
Sala de aula - Obcursos
Número Slides.: 20 (incluindo este)
OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos complementares sobre os fundamentos relativo a arquitetura de computadores.
Serial ATA
Serial Advanced Technology Attachment
É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de Advanced Technology
Attachment também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA.
O serial ATA vem sendo desenvolvido e evoluído pela Intel e é um barramento semelhante ao Fireware, porém destinado à conexão de
HDs.
As interfaces IDE evoluíram assustadoramente em velocidade na última década, saltaram os 3.3 MB/s permitidos por uma interface Pio Mode 1, para os 100 MB do UDMA 100 além de outros ainda mais rápidos atualmente, porém, poucos acreditam que o padrão possa continuar evoluindo devido a forte tendência de utilizações de memórias como meio de armazenamento definitivo.
Serial ATA
O serial ATA seria então o sucessor do UDMA 100, permitindo transferências de dados a até 800 MB/s, muito mais do que o necessário para qualquer HD que venha a ser lançado nos próximos anos, quem sabe até na próxima década.
Teoricamente, as interfaces e HDs do novo padrão, poderiam ser até mesmo mais baratos que os atuais, pois por ser uma interface serial, o
Serial ATA é mais simples que as interfaces atuais, podendo ser bem mais barato caso a produção seja grande.
Ao invés dos cabos de 80 vias usados pelas interfaces UDMA 66 e
UDMA 100, o serial ATA utiliza cabos com apenas dois pares de fios, o primeiro par é destinado à transmissão dos dados e o segundo para alimentação elétrica.
Serial ATA
A primeira