Relatorio
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA.
PRÁTICA 5:
LEI DE OHM
31 de Janeiro de 2013
Índice: 1. Objetivo ............................................................................... 03 2. Introdução …........................................................................ 03 3. Materiais empregados........................................................... 03 4. Procedimentos e resultados................................................ 04 5. Conclusão.................... ....................................................... 07 6. Referências bibliográficas .................................................... 08
1. Objetivo:
Verificar a lei de Ohm através de medidas tensão x corrente, estudar resistores ôhmicos e não-ôhmicos e utilizar o código de cores.
2. Introdução
A Lei de Ohm, assim designada devido ao seu formulador Georg Simon Ohm, Físico e Matemático Alemão, em 1827, indica que a diferença de potencial (V) entre os dois pontos finais de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I), a uma dada temperatura.Costuma-se afirmar, equivocadamente, que a lei de Ohm é expressa pela equação U = Ri.
Na verdade, esta equação representa simplesmente a definição de resistência. O que a lei de Ohm diz é que para alguns materiais, ditos materiais ôhmicos, a razão entre ‘V’ e ‘i’ é constante e igual a R.
3. Materiais empregados:
* Fonte simétrica de ± 12,0 V; * Multímetros digitais; * Reostato; * Resistor; * Fios de ligação; * Nitrogênio líquido.
4. Procedimentos e resultados:
A prática foi dividida em duas etapas, sendo a primeiro realizado com um resistor ôhmico em temperatura ambiente e a segunda com o resistor ôhmico em temperatura de 77K.
Obs: A variação da temperatura nas moléculas do material, no caso o resistor