Negocio com a china
Crédito: ® Ilustração: Estúdio Ilustrativa Ao chegar
Não sente antes de ser convidado. O lugar à mesa é escolhido de acordo com o nivel hierárquico. O anfitrião senta-se de frente para a porta, uma herança da época em que o trono do imperador ficava nessa posição, para que ele visse o inimigo chegando. Ao seu lado direito vem o primeiro homem entre os convidados. Mas todos os lugares são indicados pelo anfitrião.
Cartões
Mantenha seus cartões de visita num porta-cartões elegante e certifique-se que estão em ordem. Receba o cartão do anfitrião com as duas mãos, leia, e só depois entregue o seu, também segurando-o com as duas mãos.
Teatro à mesa
Ao escolher as pessoas para levar ao encontro, pense nos papéis. “A negociação para os chineses tem um caráter teatral”, diz Ling Hsieh, especialista em cultura chinesa e sócia da consultoria Win Education. Se vai o presidente da empresa da China, o presidente da sua empresa também precisa ir. Ao pensar nos outros convidados, veja se há alguém divertido, outro mais durão, um mais suave, para equilibrar.
Come, come
Tradicionalmente, são 12 pratos servidos durante um banquete chinês. Entre eles, você pode se deparar com carne de cachorro, ou algo do tipo. Se não quiser, disfarce servindo um pedacinho à pessoa que está ao seu lado e colocando outro em seu prato. “Esqueça” ali e ninguém vai reparar.
Bons bebedores
Há um brinde entre cada um dos pratos servidos e a bebida típica, o baijio, tem alto teor alcoólico. Por isso é bom ir em grupo, para que nem todos precisem virar o copinho a cada prato. Ou poupe a pessoa principal da reunião, avisando, antes do