Relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
AGRONOMIA
Alunos:
Disciplina: Biologia Celular e Molecular Curso: Agronomia
Ano/semestre: 2014/01
Data: 06/04/14
Docente:
Londrina
2014
O setor florestal depende de uma base florestal que atenda todos os padrões exigidos de qualidade, produtividade e responsabilidade. Para o controle de as plantas daninhas, vários métodos são utilizados, entre o mais comum é o uso de herbicidas. Algumas vezes esses herbicidas podem trazer problemas nas plantas alvo e não alvo, quando são utilizados incorretamente.
Para diminuir os impactos negativos na natureza, o setor florestal tem procurado a controlar as praticas de aplicações dos herbicidas. Diminuindo assim também, os custos. Para poder escolher o herbicida a ser utilizado é necessário avaliar os seus benéficos e riscos que podem causar na cultura e nas áreas não alvo, ou seja, a natureza. Para uma aplicação ideal do herbicida é necessário utilizar a quantidade certa na planta, de uma maneira econômica.
Em áreas onde o produto não é seletivo como o herbicida que é a base de Glyphosate, a própria cultura (plantação) pode ser vitima de intoxicação, queda de crescimento e até mesmo a morte da plantação.
No caso dos Eucaliptos vários herbicidas a base de Glyphosate foi registrada. São poucas as informações no que se refere ao efeito de intoxicação dos produtos. Para obter informações sobre a reação do Glyphosate em folhas de Eucalipto, foi elaborada uma pesquisa para determinar os danos visuais e anatômicos.
A pesquisa para estudo foi realizada em um ambiente protegido, utilizando mudas padronizadas de seis clones, híbridos de eucalipto. Essas mudas foram cultivadas em vasinhos de 10 L, foram preenchidas com substrato de 5/6 de solo argiloso e 1/6 de areia, foi adubado com 130g de calcário. Depois realizaram adubação quinzenais