Temas Especiais em Psicologia
RESUMO
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que padrões de comportamento e os pensamentos em longo prazo (crônicos) são muito diferentes das expectativas da cultura e causam sérios problemas em relacionamentos.
Palavras chaves: Transtornos de personalidade, psiquiatria, comportamento e relacionamento.
INTRODUÇÃO
Personalidade é um conceito complexo que se completa no indivíduo adulto em sintonia com a norma cultural, social e étnica em que vive. A personalidade apresenta um transtorno quando seu desenvolvimento se fixa num padrão anormal permanente, que para ser observado deve excluir efeitos fisiológicos de alguma substância e alterações cerebrais que justifiquem o desvio. Tais transtornos não apenas estabelece um conflito essencial entre o indivíduo e a norma cultural, étnica e social em que vive como também deveria ser reconhecido em qualquer outra cultura, sociedade e etnia diversa daquelas em que vive. Embora os traços da anormalidade possam ser eventualmente observados na infância e adolescência, somente quando o indivíduo se inicia na vida adulta é que podemos caracterizar um transtorno de personalidade como uma anormalidade fixa do caráter.
O portador de um TP é tipicamente desajustado no meio em que vive, fora de sintonia com as normas básicas de qualquer grupo. Ele manifesta esta dissonância com agressividade truculenta, introversão exagerada, exibicionismo desmesurado, desconfiança injustificada, etc., características que formam o caráter do indivíduo e o acompanham por toda a vida, como uma marca estável e inflexível. Eles, assim, fazem sofrer e transtornam as pessoas com quem convive ou a própria sociedade, e também são vítimas de suas atitudes, embora lhes faltem insight para perceber a relação causa-efeito que ocasiona o seu sofrimento.
O portador de um TP tem consciência dos seus deveres e do que é certo ou errado, mas falta-lhe uma consciência moral clara, delineada. São