relatorio
Medicamentos parenterais: São preparações estéreis, livres de pirogênios e destinadas à administração parenteral. Obs.: O termo parenteral refere-se às vias de administração injetáveis.
Justificativa para o seu uso: Rápida ação do medicamento e Paciente inconsciente impossibilitado de aceitar ou tolerar medicamentos pela via oral.
Vias parenterais de administração
Os medicamentos podem ser injetados quase em todos os órgãos ou regiões do corpo:
Articulações (intra-articular),Áreas que contem líquidos nas articulações(intra-sinovial),
Coluna vertebral (intravertebral),Líquido cerebroespinhal (intratecal),Artérias (intra-arterial),Coração (intracardíaca)
Mais utilizadas são: Veias (intravenosa,IV),Músculos (intramuscular,IM),Pele (intradérmica, ID,intracutânea), ou debaixo da pele (subcutânea,SC, hipodérmica, “hipo”)
Forma de preparação dos injetáveis
A preparação para injetáveis depende da natureza do fármaco, suas características físicas e químicas, e também de determinadas considerações terapêuticas: Fármaco insolúvel em solução-> pó seco que poderá ser reconstituído com solvente apropriado;Fármaco instável na presença de água-> pode ser substituído em parte ou totalmente por outro solvente;Fármaco insolúvel em água-> preparado como suspensão aquosa, ou substituir por um solvente não aquoso(óleo vegetal).
Características das soluções e suspensões de fármacos para injetáveis:
Solventes e veículos tem que satisfazer padrões especiais de pureza.
O uso de substâncias adicionais devem atender diretrizes específicas de uso. O uso de corantes é estritamente proibido. Devem ser esterilizados e livres de pirogênios.
Devem ser preparados em ambientes controlados, sob rígidos padrões sanitários e por pessoal especialmente treinado.
Solventes e Veículos para Injetáveis ,Solvente mais utilizado: Água
Água para Injeção, USP: destilação ou osmose reversa livre de pirogênio.
Água Estéril para Injeção,USP: esterilizada e