relatorio
ALUNO PAULO HENRIQUE DA CONCEIÇÃO DE SOUSA
DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RELATÓRIO REFERENTE EO TERCEIRO EXPERIMENTO-PLANO INCLINADO, ATRITO DINÂMICO.
O experimento que será especificado a seguir foi realizado em laboratório comandado pelo professor Doutor Paulo Rogério trata de planos inclinados, e tem como objetivo calcular o valor médio do coeficiente de atrito dinâmico da superfície do plano inclinado, a variância,o desvio padrão e o erro.
PALAVRAS - CHAVES: plano inclinado, variância, desvio padrão, coeficiente, erro, superfície, atrito dinâmico.
INTRODUÇÃO
PLANO INCLINADO: Plano inclinado é um mecanismo simples muito usado no cotidiano para facilitar certos tipos de ações, trata de uma superfície plana que tem um certo ângulo com a horizontal, ou seja, os pontos de início e fim estão em alturas diferentes.
ATRITO DINÂMICO: Atrito dinâmico é aquele que se tem quando o movimento se iniciar, ou seja a força que incide no objeto é maior que a força que resiste ao movimento.
Demonstração do Coeficiente de Atrito Dinâmico:
É necessário encontrar a aceleração de descida do objeto:
Substituindo esta aceleração que encontramos na equação do movimento acelerado:
Logo,
IMPORTANCIA DO ATRITO:
Atrito é entendido por muitas pessoas como algo negativo. Por exemplo: o atrito pode provocar algum desgaste em peças de máquinas; para vencer o atrito os automóveis gastam mais combustível, entre outros exemplos. Porém, seria impossível realizar algumas tarefas diárias sem o atrito. Como:
Ao caminhar, uma pessoa empurra o chão para trás com os seus pés. O atrito faz com que seja possível que o movimento se concretize, caso não houvesse o atrito, seria como caminhar sem equipamentos em uma superfície de gelo.
Um carro precisa de atrito, pois sem o atrito as rodas iriam girar, mas o carro não iria se movimentar.
Abordagem Teórica O plano inclinado