relatorio
INTRODUÇÃO
“O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-“.(ALVES;LÍRIA,Brasil Escola).Já quando falamos em Tampões sabe-se que ‘’são sistemas aquosos que tendem a resistir às alterações no pH quando pequenas quantidades de ácido(H+) ou base (OH-) são adicionadas. Um sistema tampão consiste de um ácido fraco (um doador de prótons) e sua base conjugada (um receptor de prótons)’’ (LEHNINGER;2000) .”A ação tamponante surgiu de estudos bioquímicos e da necessidade do controle do pH em diversos aspectos da pesquisa biológica, como por exemplo em estudos com enzimas que têm sua atividade catalítica muito sensível a variações de pH. Neste contexto, em 1900, Fernbach e Hubert, em seus estudos com a enzima amilase, descobriram que uma solução de ácido fosfórico parcialmente neutralizado agia como uma “proteção contra mudanças abruptas na acidez e alcalinidade”. Esta resistência à mudança na concentração hidrogeniônica livre de uma solução foi então descrita por estes pesquisadores como “ação tamponante”. (FIORUCCI,ANTONIO;SOARES, MÁRLON;CAVALHEIRO,ÉDER;2001).
O objetivo do presente trabalho é demonstrar o pH das soluções e o efeito da solução tampão nos experimentos realizados em laboratório.
Material e métodos
-12 Tubos de ensaio
-Solução de pH de 3,0 a 10,0
-Solução tampão pH 7,0
-Solução de indicador universal
-Solução HCl
-Solução de NaOH-1 Erlenmeyer
-10 pipetas volumétricas
-Água destilada
-Pipetador de 5 ml
-Pipetador de 10 ml
Oito tubos foram marcados de 1 ao 8,logo em seguida, no tubo 1 foi adicionado 1 ml de solução-tampão pH 3, no tubo 2 foi adicionado 1