relatorio
Ciclo do cobre
29/08
São Paulo
2013
Introdução
Objetivo
Estudar os diferentes tipos de reações inorgânicas. Equacionar corretamente as reações envolvidas. Aplicar cálculos estequiométricos. Analisar as variáveis que afetam o rendimento e a pureza de uma preparação.
Procedimento Experimental
Pesou- se 0,3 g de raspas de cobre onde este foi transferido para um béquer de 250 mL e na capela foi adicionado 4 mL de ácido nítrico 1:1 (8,0 mol/L).
Desta solução foi retirada um alíquota de 4 mL e transferida para um béquer de 250 mL, a qual foi adicionada cerca de 150 mL de água destilada com agitação.
A seguir se adicionou 20 mL de hidróxido de sódio 3 mol/L onde se aqueceu agitando ate a ebulição, quando a transformação se completou removeu-se o bico de bunsen e continuou agitando por mais alguns minutos. Deixou-se o solido sedimentar e foi decantado o liquido sobrenadante.
A este solido foi adicionado aos poucos com agitação cerca de 7,5 mL de ácido sulfúrico 2 mol/L.
A esta solução, na capela, foi adicionado aos poucos e com forte agitação zinco em pó e fi adicionado ate que a solução sobrenadante ficasse incolor, e então o liquido foi decantando.
Após isso foi adicionado ácido clorídrico 6 mol/L e aqueceu-se ate não haver mais desprendimento do gás e novamente se decantou o liquido.
O sólido foi transferido pata uma cápsula de porcelana e lavado com 5 mL de água destilada e decantada e se repetiu a lavagem usando 5 mL de etanol onde se agitou e decantou. A cápsula foi colocada na estufa.
Após isso o sólido foi transferido para um béquer de 50 mL e pesado.
Resultados e discussões.
Ao adicionar ácido nítrico às raspas de cobre observou-se uma coloração azul, onde ocorreu a oxidação do cobre pelo ácido nítrico.