relatorio
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Descarga em Gases sob Pressão Atmosférica
Greice Cristina Santana Marinho
Matricula: 201301581267
Turma: 3027
Prof.: Jorge Antunes Mattos
Rio de Janeiro
2014
Sumário
RESUMO
Ao realizar esta atividade poderemos reconhecer que os corpos testados apresentam carga elétrica. Identificar os dois tipos de carga elétrica existentes, e relacioná-los com o excesso ou falta de elétrons.
INTRODUÇÃO
Demonstraremos existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van de Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes configuração das linhas de forças entre eletrodos de formatos diferentes e Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A preocupação do homem em compreender a natureza da matéria vem desde a antiguidade, quando filósofos (gregos e hindus), por volta de 500 a 270 AC, já pensavam que as substâncias eram formadas por pequenas partículas que não poderiam ser divididas.
A palavra átomo é proveniente do vocabulário grego e significa indivisível.
O núcleo atômico.
Atualmente sabemos que o átomo, tido inicialmente como rígido e indivisível, quando comparado com suas dimensões externas possui praticamente toda a sua massa num diminuto ponto central chamado núcleo atômico.
O núcleo atômico possui vários componentes, sendo mais conhecidas as partículas eletricamente positivas chamadas prótons e as partículas eletricamente neutras denominadas nêutrons.
O átomo é uma estrutura bastante complexa, possuindo um número bem maior de componentes em seu núcleo.
O elétron e a eletrosfera.
Ao redor do núcleo, apresentando uma