Relatorio
Uma solução de concentração conhecida é chamada de solução padronizada, esta é expressa em termos de concentração molar ou molaridade. Estas soluções são especificadas em termos do numero de moles do soluto dissolvidos em um litro de solução. O intuito de uma titulação entre uma solução básica e uma solução padronizada de uma acido é definir a quantidade exata de acido que é quimicamente equivalente à quantidade de base presente. O ponto ou momento que isso ocorre é chamado de ponto de equivalência. O ponto final caracteriza-se pelo valor da concentração de íons hidrogênio na solução, valor este que depende da natureza do acido, da base e da concentração da solução.
O objetivo do primeiro experimento é preparar e padronizar a solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. No segundo experimento o objetivo é determinar a concentração das soluções de HCL e H2SO¬4 através de uma titulação.
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HIDROXIDO DE SODIO
MATERIAIS E REAGENTES:
- Pipeta volumétrica
- Erlenmeyer 250 ml
- Bureta
- Suporte com garra
- Fenolftaleína
- Biftalato de Potássio seco em estufa
- Agua destilada
PROCEDIMENTOS: Primeiramente, a equipe calculou a quantidade necessária para o preparo de 100 mL de solução a 0,1 mol/L. Pesou-se 0, 700g de biftalato de potássio que foi adicionado em seguida ao erlenmeyer, junto de 25 mL de água destilada e agitou-se até o sal se dissolver por completo.Lavamos uma bureta. Montou-se um esquema de titulação com o suporte universal com garra, junto com a bureta, onde foi colocado 0,10 ml de NaOH já preparada, ajustou-se o menisco. Foi adicionado 2 gotas do indicador de fenolftaleína ao primeiro frasco e titulou até o ponto de viragem, persistiu por 20 segundos uma leve coloração avermelhada.
RESULTADOS:
Quantidade de NaOH:
40 → 1
X → 0,1
X = 4 mol/L
4 mol/L → 1L
X → 0,5L