adiministração
Através da instrução de embarque é possível ter acesso as informações como: Exportador, nome do navio, porto de origem e destino, descrição de produtos e valores.Dados necessários para compor o Pedido de exportação. Vale lembrar que é de suma importância a exatidão das informações como: tipo de produto, NCM, embalagem, quantidade, valores, estado do produtor e peso (líquido e bruto). É preciso conferir item por item para não ter problemas com o restante do processo.
Na próxima etapa mostrada no segunda vídeo, mostra como gerar uma ( R.E ).
A R.E é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.
Nas informações descritas no vídeo é preciso informar o enquadramento da operação , os dados da negociação como: cliente, formas de pagamento, país de destino final, incoterms, meio de pagamento, moeda negociada ,peso líquido e valores são descritos nesse documento.
No terceiro vídeo ensina como fazer a transmissão da R.E para o Siscomex.
Ao acessar o sistema, é preciso anexar o R.E para gerar o número do lote, é importante guardar o número pois o mesmo será usado no decorrer da operação. É preciso voltar para o DDexport para salvar esse número no campo ( LOTE NOVOEX ) no pedido de exportação. Depois de preencher todos os dados, é preciso imprimir o Resumo de extrato para arquivar o documento.
No quarto vídeo explica como elaborar um DDE .
Declaração para despacho aduaneiro, emitido via Siscomex após a emissão do RE. É verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior. É preciso fazer o processo de transmissão onde o próprio sistema se encarrega de preencher os dados e gerar o número do DDe. Depois