Relatorio
Maioria das substancias que utilizamos estão misturadas a outra, por isso que um bom profissional saber sobre técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura.
Misturas é um material que reúne duas ou mais substâncias, sem que ocorram alterações nelas, mantendo-se portanto, as características e propriedades das substâncias envolvidas(1).
As misturas dividem-se em:
Uma mistura homogênea apresenta uniformidade e com características iguais em todos os pontos, já em uma mistura heterogênea não se apresenta uniformidade e nem tem características iguais em todos os pontos.
Para a separação de misturas, é possível utilizar vários métodos, cabe ao profissional decidir qual o melhor e correto meio.
Objetivo
Separar misturas homogêneas e heterogêneas, empregando o processo de destilação simples.
Materiais
- Sistema de destilação
- Funil analítico
- Sulfato de cobre penta-hidratado, CuSO₄5H₂O
- Perolas de vidro
- Água destilada
- Erlenmeyer
Métodos
Colocou-se a mistura de CuSO4.5 H2O em um balão de destilação e levou ao sistema de destilação. A fim de evitar o superaquecimento foi colocado no interior do frasco, pérolas de vidro, juntamente com 100ml da solução de CuSO4.5 H2O.
Com o decorrer do tempo o aquecimento foi ocorrendo lentamente com o auxilio da manta aquecedora. Observou-se a solução até atingir o ponto de ebulição, enquanto ocorria o processo continuou-se a aula, no final da aula notou que a destilação estava no inicio. O líquido destilado foi recolhido em um frasco coletor na extremidade inferior do condensador.
Sistema de destilação simples
Resultados
As misturas podem ser separadas por diferentes métodos, escolhido o método que no caso foi à destilação simples, que é usada para a separação de misturas simples (sólido-liquido). Na destilação simples a mistura entra em ebulição, passa pelo estado gasoso e quando entra no condensador, volta ao estado liquido na sua forma pura.
Conclusão
O