Relatorio
- Determinação do coeficiente de dilatação linear de sólidos.
2. MATERIAIS
- Dilatômetro
- Tubo oco de cobre
- Relógio Comparador
- Termômetro
- Fita Métrica
- Fogareiro a gás.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Dilatação é a expansão (ou retração, no caso da temperatura for negativa), de um volume por causa do aumento da temperatura. Ao aquecermos um material, estamos mudando o seu estado de tensão molecular, onde as partículas começam a se mexer mais rápido e dissipa mais rápido a energia. Quando ocorre o esfriamento há uma contração delas. É importante sabermos que cada material tem características que determinam o quão grande ou pequena será sua dilatação, chamado de coeficiente de dilatação, medido em Cº -1.
Para determinar o coeficiente de dilatação de um material precisamos de um aparelho chamado dilatômetro. Este material é formado por uma base, duas hastes ( onde o material que será analisado ficará suspenso) e uma outra haste para a sustentação do relógio comparado (está na extremidade do tubo).
O processo para a determinação do coeficiente é bem simples e rápido. O tubo feito pela substância de coeficiente de dilatação desconhecido é aquecido pelo vapor d’água, que percorre o seu interior. Depois de aquecido, o tubo oco sofre dilatação e faz com que o relógio comparador seja pressionado. Quando ele é pressionado, podemos medir a dilatação ∆L. () Vimos que a determinação do coeficiente de dilatação de um sólido é feita de forma rápida e prática.
4. PROCEDIMENTOS
4.1 Suspenda o tubo escolhido nas hastes de sustentação do dilatômetro;
4.2 Fixe o tubo na haste próxima á entrada de vapor d’água e deixe a outra extremidade livre;
4.3 fixe o relógio comparador na terceira haste de modo que o mesmo toque a extremidade fechada do tubo oco. Lembre-se de zerar o relógio comparador antes de iniciar o aquecimento. Para isso gire o mostrador do relógio até que o “zero” coincida com a posição do ponteiro.
4.4 Posicionem a saída lateral do tubo