Relatorio
Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais elementos que, quando em contato, ficam em uma única fase. As mesmas podem ser encontradas nos estados gasoso (ar atmosférico), líquido (H2O + álcool) e sólido (ligas metálicas). Podem sofrem mudanças de acordo com o ambiente (temperatura e pressão – o último só se aplica para misturas gasosas).
As soluções poder ser classificadas em diluídas e concentradas – de acordo com a porcentagem de soluto (substância que está sendo dissolvida) na solução.
A forma mais utilizada de concentração em laboratórios é a Concentração por Quantidade de Matéria (mol/L) que indica a quantidade de soluto, em mols, presente em 1L de solução.
Diluição consiste na adição de solvente (na grande parte das vezes H2O) puro à solução, na qual a massa de soluto permanece constante. Como o volume da solução aumenta, sua concentração diminui proporcionalmente.
Objetivos:
Nesta prática tem-se o propósito de realizar o preparo de soluções, misturas das mesmas e diluições em água para compará-las com os padrões.
Procedimentos:
Preparo de Soluções:
Primeiramente prepara-se duas soluções de CuSO4.5H2O (massa molar = 249,68 g/mol) de acordo com as quantidades pré-definidas: Solução 1: coloca-se o composto em um vidro de relógio e pesa-se na balança analítica a fim de chegar a 3,75g. Após, acrescenta-se 30,0 ml de água deionizada, e com o auxílio de um bastão de vidro, há a homogeneização da solução no béquer. Solução 2: realiza-se o mesmo procedimento da Solução 1, alterando a massa do soluto para 2,50g e o volume de solvente para 50,0 ml.
Antes do início da prática, calcularam-se as concentrações em quantidade de matéria.
Transfere-se 10 ml das soluções para dois tubos de ensaio, a fim de se comparar com os padrões fornecidos.
Diluição de Soluções:
Utilizam-se as soluções anteriormente preparadas para fazer outras diluições nas vidrarias adequadas (pipeta, proveta, béquer e tubos