Relatorio
DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE ESVAZIAMENTO DE UM TANQUE COM DUTO CILÍNDRICO DE SAÍDA
Francisco Freire de Oliveira
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA I
PROFESSORA: ANA KARLA DE SOUZA ABUD
MACEIÓ / 2009
FRANCISCO FREIRE DE OLIVEIRA
Determinação do tempo de esvaziamento de um tanque com duto cilíndrico de saída
Relatório descritivo sobre os procedimentos realizados em laboratório apresentado à disciplina Laboratório de Engenharia Química I sob orientação da profª Ana Karla de Souza Abud.
Maceió - AL, 03 de Novembro de 2009
RESUMO
O cálculo ou estimativa do tempo que determinado tanque, contendo um fluido qualquer, leva para seu esvaziamento é de fundamental interesse dos engenheiros. Neste trabalho será mostrada a dependência deste tempo com o tamanho e a forma do duto de saída, bem como, com a altura inicial do líquido no tanque. Serão mostradas também equações que permitem calcular as perdas por atrito durante o escoamento e do balanço global das perdas.
ÍNDICE
1 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
No dia-a-dia da engenharia é comum a necessidade da determinação do tempo para baixar o nível de determinado reservatório, partindo de certa altura. Este é um tipo de escoamento variado, mas para efeitos práticos pode-se aplicar a equação de Bernoulli para escoamentos permanentes obtendo-se resultados satisfatórios levando em conta que a superfície do reservatório desce com velocidade suficientemente baixa. Assim, podemos aplicar um balanço de energia de um escoamento em regime permanente, da seguinte maneira:
Para tanto, fazemos as seguintes considerações:
O diâmetro do reservatório é muito maior que o do duto de saída, a velocidade no ponto 1 é muito pequena em relação à velocidade no ponto 2, podendo, assim, ser desconsiderada;
1. A vazão Q1 é igual a vazão Q2;