relatorio
Dinâmica de Translação e Rotação
Grupo:
Amanda Santos – matr.: 201301485675
Camila Amaral – matr.: 201301034551
Juliane Rodrigues – matr.: 201301866301
Larissa Alves – matr.: 201301135461
Prof.: Wallace Robert
Cabo Frio 11/10/2013
1. TÍTULO: Dinâmica de translação e rotação: Conservação de energia e lançamento de projeteis. 2. OBJETIVO: Comprovação da teoria da conservação da energia através do experimento do lançamento oblíquo de uma esfera de metal.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Energia Cinética de Translação
Energia é a capacidade de realizar trabalho. Energia cinética está associada ao movimento do corpo (cine = movimento). Quando a força resultante (F) que atua sobre o carro de massa m é não nula, esta imprime uma aceleração a, fazendo com que haja variação da velocidade do corpo. Quanto maior a velocidade do carro, maior a energia cinética.
Vamos calcular o trabalho realizado por esta força quando há um deslocamento na direção (x), sobre uma superfície que não apresente atrito. A equação da velocidade em um movimento uniformemente variado é:
O trabalho realizado pela força F é dado como sendo o produto da força (F) pelo deslocamento (x):
Como F = m a
Substituindo uma na outra, obtemos:
A metade do produto da massa pelo quadrado da velocidade é a energia cinética (Ec) do corpo:
Substituindo, temos:
Energia Cinética de Rotação Um disco girando certamente tem energia cinética devido ao seu movimento de rotação. Mas a formula Ec= (m v2)/2 é o movimento do centro de massa do objeto (translação), no caso nula. Assim, devemos obter outra relação que associe a energia ao movimento de rotação do disco. Trataremos o disco como uma coleção de partículas com diferentes velocidades.