Relatorio
Existem vários tipos de reatores químicos e várias formas de classifica-los:
A. Classificação dos Reatores:
Em engenharia química, reatores químicos são vasos projetados para conter reações químicas de interesse e escala industrial, assim determinadas espécies moleculares são transformadas noutras espécies moleculares. No reactor, o fluido reaccional pode ser aquecido ou arrefecido e pode também permutar massa e/ou calor com uma fase estagnante.
Em princípio qualquer equipamento industrial pode ser um reator químico, pois a reação pode ser realizada numa válvula misturadora, numa coluna de destilação, num bico ejetor, etc. Obviamente, a principal restrição é que a reação seja intencional e que vise a transformação química de matérias primas em produtos comercializáveis.
Não são considerados reatores químicos os equipamentos que realizam reações em escala industrial com a finalidade exclusiva de produção de energia. Por exemplo, a fornalha que queima óleo para produção de vapor não é um reator, mas a fornalha que queima óleo para a produção de negro de fumo é.
O projeto de um reator químico trata com múltiplos aspectos de engenharia química, sobre os quais os engenheiros químicos trabalham para obter a maximização dos valores obtíveis para a reação dada.
B. Principais características dos Reatores:
Dentre as principais características dos reatores podem ser divididos em: Sistemas monofásicos ou homogêneos e Sistemas polifásicos ou heterogêneos, assim são constituídos de acordo a natureza das fases dos reagentes Homogêneos: gases e líquidos e Heterogêneos: gás-liquido, gás-solido, liquido-sólido, gás-liquido-sólido.
Portanto exige-se a presença de pelo menos duas fases para ocorrer numa certa rapidez. Não importa se a reação ocorre na interface, se os reagentes e produtos se distribuem entre as fases ou se estão contidas numa única fase. Sempre serão necessárias duas fases para que ocorra a reação.
As