o papel do professor
Portanto, o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática. Trabalhar com inovação sem deixar de lado o planejamento de suas ações, pois o processo educativo exige organização sistemática, sem abandonar os princípios de liberdade, atendimento as necessidades individuais e coletivas, oportunidades para todos e formação para cidadania.
Em relação aos professores: boa formação profissional, autonomia profissional, capacidade de assumir responsabilidade pelo êxito ou fracasso de seus alunos, condições de estabilidade profissional, formação profissional em serviço, disposição para aceitar inovações com base nos seus conhecimentos e experiências; capacidade de análise crítico-reflexiva.
professores e alunos compõem uma dinâmica social rica de interações, mas também de contradições. A idéia chave desenvolvida foi de que não educamos nossos alunos apenas na sala de aula, também as formas de organização e as práticas de gestão – incluindo o ambiente, o clima afetivo, a cultura organizacional, as formas de relacionamento, os modos de resolver problemas e solucionar conflitos - educam e ensinam. Nesse contexto sociocultural e institucional, do qual professores, dirigentes, alunos e pais fazem parte, também os professores mudam suas práticas e aprendem a profissão em atividades colaborativas e compartilhadas. Asseguradas as condições mínimas de funcionamento – físicas, materiais, humanas, a participação é uma condição de compreensão na prática, ou seja, é condição de aprendizagem. Desse modo, pode-se compreender melhor porque os professores, além de suas várias responsabilidades profissionais tais como conhecer bem a matéria, saber ensiná-la, ligar o ensino com a realidade do aluno e ao seu contexto social, têm outra importante tarefa nem sempre valorizada: a de participar de