Relatorio
Química Inorgânica Experimental I
Preparação de Hidrogênio (propriedades)
1- A partir de ácidos: 1.1 Colocar em um tubo de ensaio grande, Al ou Zn em 5ml de solução concentrada de HCl. Observar o desprendimento de H2 e verificar propriedades como: cor, odor e combustibilidade. Para examinar a pureza do gás desprendido, utilizar um palito de fósforo aceso e aproximá-lo da abertura do tubo, quando notará uma pequena explosão. Repetir o teste até não aparecer mais o estampido. Então, acender o H2 que sai.
2- A partir da reação de metais muito reativos, com a água: 2.1 Colocar em uma cápsula de porcelana, 10 ml de água destilada e 2 gotas de indicador fenolftaleína. Em seguida adicionar um pequeno pedaço de sódio metálico. Observar o desprendimento de hidrogênio.
R- A reação que acontece entre o sódio metálico e a água é a seguinte:
Na(s) + H2O -------> 1/2H2 + NaOH
Ou seja, os produtos dessa reação são gás hidrogênio e hidroxido de sódio. Na verdade, o sódio metálico não entra em sublimação, igual o Iodo, por exemplo. Ele reage com a água para formar outros compostos. Essa reação do sódio metálico é extremamente exotérmica, ou seja, libera muito calor. E esse calor inflama o gás hidrogênio que é liberado na reação. Isso explica a explosão que acontece quando se joga um pedaço de sódio metálico na água (o mesmo acontece com o potássio e com outros metais alcalinos). Ao se colocar fenolftaleina numa solução de sódio metálico com água, observa-se a coloração rosa devido ao produto obtido, NaOH, hidróxido de sódio, que é uma substância alcalina (pH em torno de 12,9) e a fenolftaleina, que na verdade é um indicador ácido-base, adquire coloração rósea ao entrar em contato com substâncias com pH maior que 7 (substâncias alcalinas).
3- A