relatorio
3. Parte Experimental
3.1- Materiais, Reagentes e Equipamentos.
9 Tubos de ensaio;
1 Estante para tubos de ensaio;
1 Bico de Bunsen;
1 Pinça de madeira;
1 Pedaço de ferro metálico;
1 Fio de cobre metálico;
Hidróxido de amônio (1 mol/L);
Fenolftaleína;
Ácido clorídrico (0,5 mol/L);
Iodeto de potássio (0,5 mol/L);
Nitrato de chumbo(II) (0,25 mol/L);
Sulfato de alumínio (0,1mol/L);
Sulfato de cobre(II) (0,5 mol/L);
Hidróxido de sódio (4 mol/L);
Ácido nítrico (6 mol/L);
Sulfato de cobre pentahidratado;
Dicromato de amônio;
4. Resultados e Discussões
A primeira reação com uma base e um ácido originou em sal e água, ou seja, formou cloreto de amônio, liberando assim uma fumaça no ar, passando de rosa devido ao uso do indicador para incolor. NH4OH + HCl → NH4Cl + H2O
A segunda reação com nitrato de chumbo II e iodeto de potássio ocorreu uma reação de precipitação, onde, o precipitado formado é o iodeto de chumbo II, passando assim de incolor para amarelo devido a coloração do precipitado formado.
Pb(NO3)2 + 2 KI → PbI2 + 2 KNO3
A terceira reação do sulfato de alumínio com o hidróxido de amônio, é uma reação de precipitação, onde se forma um precipitado branco, passando de incolor para dispersão de precipitado branco.
Al2(SO4)3 + NH4OH → Al(OH)3 + (NH4)2SO4
A quarta reação ocorreu entre o sulfato de cobre(II) e o hidróxido de amônio, reação entre um sal e uma base , passando de azul claro para azul esverdeado mais denso.
CuSO4 + NH4(OH) → Cu(OH)2 +(NH4)2SO4
A quinta reação ocorreu entre o sulfato de cobre (II) e o hidróxido de sódio, uma reação de precipitação que forma como precipitado o hidróxido de cobre(II), passando de azul claro para dispersão com precipitado azul em forma de cristais.
CuSO4 + 2NaOH → Na2SO4 + Cu(OH)2
A sexta reação ocorreu entre o sulfato de cobre (II) e um pedaço de ferro metálico. O ferro é mais reativo que o cobre, ou seja, tem tendência a se oxidar.