aprendizagem mecânica
Aprendizagem Mecânica (no Brasil também conhecida como “decoreba”) .
A Aprendizagem Mecânica ocorre com a incorporação de um conhecimento novo de forma arbitrária, ou seja, o aluno precisa aprender sem entender do que se trata ou compreender o significado do porquê. Essa aprendizagem também acontece de maneira literal, o aluno aprende exatamente como foi falado ou escrito, sem margem para uma interpretação própria. A aprendizagem acontece como produto da ausência de conhecimento prévio relacionado e relevante ao novo conhecimento a ser aprendido.
Na Significativa, a aprendizagem ocorre com a incorporação de conhecimento novo na estrutura cognitiva do estudante, e pode ser associado a um conhecimento prévio, relacionado e relevante, já existente nessa estrutura cognitiva. Usando o mesmo exemplo acima, o estudante já incorporou o conceito de piramidal e trigonal para depois aprender o porquê de a molécula de amônia ter essa geometria, baseado na teoria de repulsão dos pares eletrônicos na camada de valência do átomo central. não apenas construímos o conhecimento ao longo da vida, mas esse passa por múltiplas reconstruções causadas pelo desenvolvimento cognitivo e intelectual, passando por mudanças tanto quantitativas quanto qualitativas.
Bruner, em seu livro The process of education (1977), referindo-se a uma conversa entre dois professores durante o intervalo do café, parte da qual reproduzimos a seguir: ontem um aluno entrou na minha sala e me disse:
– Não entendi nada do que o senhor ensinou na última aula.
Então, expliquei de novo para o aluno.
– Desculpa professor, mas ainda não entendi.
Então, expliquei de novo para o aluno.
– Professor, me desculpa, não sei o que está acontecendo comigo, mas ainda não entendi.
Então, expliquei de novo para o aluno.
E, caro colega, então aconteceu algo verdadeiramente extraordinário: eu entendi !!!!!!! (BRUNER, 1977, p. 43).
É preciso reconhecer que os