relatorio
INTRODUÇÃO
As aplicações de sistemas sem fio (wireless) crescem, gradativamente nos últimos anos, nas indústrias, comércio e outros setores. Constitui uma opção tecnológica que pode se tornar uma tendência na automação predial e industrial.
As redes wireless estão cada vez mais rápidas, confiáveis e de baixo custo, além de apresentarem inúmeras vantagens, como a mobilidade das unidades da rede, e não necessitar de cabeamento (MONTEBELLER, 2006).
Nas redes wireless para aplicações industriais, a principal faixa de freqüência utilizada é a Industrial, Scientific and Medical (ISM), cuja freqüência da portadora é 2,4 GHz (MONTEBELLER, 2006). Para realizar a automação industrial wireless, além dos transmissores (sem fio), deve-se atentar para os hardwares de controle.
O hardware de controle utilizado nas aplicações industriais wireless deve possuir flexibilidade da conexão com os transmissores e com os circuitos de potência. Uma alternativa atrativa para desenvolver as atividades destes hardwares de controle são os hardwares reconfiguráveis, dentre eles FPGAs, pois, trata-se de uma tecnologia com processamento computacional que suporta a conectividade de sistemas sem fio, além de técnicas de controle avançado (TANA et al., 2010). O FPGA (Field Programmable Gate Array) é definido como uma matriz de blocos lógicos configuráveis (CLB’s) ligados entre si por uma rede de conexão inteiramente reprogramável. As células de memória controlam os blocos lógicos e as conexões, de forma que o componente satisfaça às aplicações exigidas (MONMASSON et al., 2007).
Nesse trabalho, realizou-se uma aplicação para acionamento de um motor, simulando uma automação wireless, utilizando FPGA e transmissores wi-fi.
OBJETIVOS
Aplicar a tecnologia sem fio na automação industrial e demonstrar a utilização de FPGA como dispositivo de controle e processamento.
METODOLOGIA
Os materiais utilizados foram (conforme