relatorio
Aluno: marcos Professor: jose
Outubro-2012 Teresina-Pi América Latina: em busca da democracia
Introdução:
No século XIX, na América Latina a democracia sempre foi uma realidade inexistente, pois as elites latino-americanas eram sempre predominantes, ou seja, a participação popular era limitada.
Como exemplo tem o Brasil, onde a democracia praticamente se escondia, por isso era habitual que os conflitos ocorridos após a independência envolvessem apenas a elite caracterizada como liberal e conservadora.
1. Da independência à Guerra Fria
Os Estados Nacionais latino-americanos surgiram na segunda metade do século XIX, quando as lutas pela independência puseram fim ao domínio colonial no continente, com exceção do Brasil.
Foi comum a todos os países o predomínio das elites no comando político e econômico destinados a produzir gêneros agrícolas e outras matérias-primas para o mercado internacional.
Os países latino-americanos se mostraram bons consumidores de mercadorias industrializadas produzidas pelas potências industriais, das quais também tomaram muito empréstimo. Como resultado, ficaram dependentes, sobretudo na Inglaterra e dos Estados Unidos.
2. América hispânica após a Independência
Como no Brasil, a independência da America espanhola foi liderada pelas elites locais, cujos membros eram chamados de criollos.