relatorio
Materiais de construção civil
ECV 106
Weline Saúde, 4917
Viçosa
Novembro de 2013
Intridução
O concreto é considerado o mais importante material de todas as épocas da civilização humana. Suas principais vantagens são: custo relativamente baixo das matérias-primas; disponibilidade abundante na maioria dos locais onde é empregado; facilidade de moldagem; sistema estrutural monolítico; boa durabilidade e resistência a agentes agressivos; utilização de mão de obra não especializada; baixo consumo de energia; contribuição para o desenvolvimento sustentável e possibilidade de adição de resíduos industriais em sua composição. Ou seja, nenhum outro material oferece tão boas propriedades a um custo tão competitivo.
O concreto é constituído por uma mistura homogênea de cimento, agregado graúdo (brita), agregado miúdo (areia), aditivos, adições, e água. As propriedades do concreto no estado fresco são a trabalhabilidade e a coesão dos materiais. Já no estado endurecido, são a resistência mecânica e a durabilidade.
A proporção entre os constituintes do concreto define qual será sua resistência final à compressão, seu módulo de deformação e sua durabilidade frente às agressões a que estará sujeito. Normalmente, este traço é definido pela quantidade de agregado por unidade de cimento, em massa ou volume. A quantidade de água a ser utilizada no emassamento também é fundamental para a obtenção das propriedades finais do concreto, sendo definida em função da quantidade de cimento. Em excesso, a água provoca o aumento da porosidade e diminuição da resistência mecânica e durabilidade do concreto. Em falta, provoca a diminuição da trabalhabilidade e dificuldade de aplicação e adensamento.
O cimento é o principal componente do concreto. É o grande responsável pelo endurecimento e pela resistência mecânica adquirida. Existem vários tipos de cimento indicados para casos diversos. Alguns cimentos possuem endurecimento rápido