relatorio
AULA PRÁTICA: USO DE MANÔMETRO EM “U”
1) OBJETIVOS
O trabalho consistiu em identificar os fluidos contidos em dois manômetros, em forma de “U”, que foram trazidos para a sala de aula, bem como, encontrar a massa específica aproximada dos fluidos em questão.
2) MATERIAIS E MÉTODOS
Manômetro – formato de “U”;
Mercúrio
Água
Álcool
Glicerina
2.1) FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases. O manômetro utilizado no experimento é um dos mais sensíveis e consiste em um tubo dobrado em forma de U que contém um líquido apropriado (mercúrio, água, óleo ou outros). O equipamento possui os dois ramos do tubo abertos à atmosfera. O fluido do recipiente penetra em parte do tubo em U, fazendo contato com a coluna líquida. Os fluidos alcançam uma configuração de equilíbrio da qual se deduz a expressão:
onde ρm e ρ são as densidades do líquido manométrico e do fluido contido no recipiente, respectivamente. A pressão manométrica p-patm é proporcional à diferença de alturas que atinge o líquido manométrico nos dois ramos. Evidentemente, o manômetro será tanto mais sensível quanto menor seja a densidade do líquido manométrico utilizado.
2.2) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A) Foram analisados dois manômetros, 1 e 3, durante a realização do procedimento. No manômetro 1 (figura 1) continham glicerina e um líquido desconhecido de cor azul(chamado de fluido x), enquanto no manômetro 3 (figura 2) residiam mercúrio e um outro fluido desconhecido (fluido y).
Figura 1: Manômetro 1 Figura 2: Manômetro 3
B) A etapa seguinte foi medir as alturas, utilizando a fita métrica anexada ao equipamento, e então efetuar os cálculos necessários (Figura 3).
Figura 3: Solução dos problemas
A partir dos cálculos foi possível identificar a diferença entre as