relatorio
MANIPULAÇÃO DE HORMÔNIOS, CITOSTÁTICOS E ANTIBIÓTICOS
DGQ N: 033
AVALIAÇÃO:02
PAG.: 1/4
Data elaboração
16/11/2010
Data expiração
16/11/2011
Distribuição
Laboratórios de Sólidos e SSL
Elaboração
________________________
Júlia Manoela C. Marques
Verificação
______________________
Denis Pereira
Aprovação
__________________________
Paulo Jost
I - OBJETIVO
Orientar sobre o procedimento para a manipulação segura de hormônios, agentes citostáticos e antibióticos.
II - DEFINIÇÕES
Antecâmara: sala anterior a câmara restritiva, destinada a isolamento ou barreira física entre as áreas comuns e a câmara restritiva de manipulação.
Antibiótico: substância antimicrobiana de origem biológica ou obtida por síntese química que se emprega em tratamento de infecções.
Câmara restritiva: Sala restrita e segregada destinada ao trabalho de pesagem e manipulação, dotada de antecâmara e com pressão negativa em relação às áreas adjacentes, com fluxo de ar unidirecional, ou seja em direção ao exaustor. A farmácia possui três câmaras restritivas com antecâmaras, para manipulação de cada uma das classes terapêuticas: hormônios, antibióticos e citostáticos.
Citostático: fármaco capaz de inibir o crescimento desordenado de células tumorais, alterando a divisão celular e destruindo as células que se multiplicam mais rapidamente.
E.P.I.: Equipamentos de proteção individual. Artigos tais como luvas, jalecos, respiradores, máscaras, pro pé; óculos de segurança, máscaras e outros artigos que protegem os trabalhadores individualmente de exposições físico-químicas perigosas.
Hormônio: substância química produzida em alguns órgãos dos seres humanos ou obtidas através de síntese química capazes de regular o crescimento e o desenvolvimento entre células, além de controlar as funções de muitos tecidos, auxiliar as funções reprodutivas e regular o metabolismo.
Sistema de insuflamento de ar: consiste na captação de ar do