Relatorio
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
Prof. Daniel de Castro Lima
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
Prof. Daniel de Castro Lima
“Explorando a Química na determinação do teor de álcool na gasolina”
1. Quantificação do etanol na gasolina através de análise absoluta
Em uma proveta de 100 mL, adicione cerca de 50,0 mL de gasolina, e em seguida 50,0 mL de água, registrando o volume obtido. Agitar durante um minuto com um bastão de vidro e registrar o volume da fase aquosa. Anotar o observado e calcular a porcentagem de etanol na gasolina.
Questões para responder: 1. O que aconteceu com o volume da fase aquosa? Justifique. 2. Com base nas suas observações calcule o teor de álcool na gasolina. 3. Por que o álcool, antes presente na gasolina, passou para a fase aquosa? A esse processo damos o nome de extração. Justifique o fato de o álcool ser facilmente extraído da fase orgânica (gasolina) pela água?
Referências bibliográficas: 1. UCKO, David A. Química para as Ciências da Saúde. Química Geral. Orgânica. Biologia. Ed. Manole. 2. Química nova na escola
(pode ser encontrado no endereço http//WWW.sbq.org.br
Como é feito o teste de teor de álcool ("teste da proveta") na gasolina?
O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Portaria ANP n.º 248, de 31 de outubro de 2000 é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v, isto é, 100g de sal para cada 1 litro de água:
- em uma proveta de vidro de 100ml, graduada em subdivisões de 1ml, com boca esmerilhada e tampa, colocar 50ml da amostra de gasolina na proveta previamente limpa, desengordurada e seca;
- adicionar a solução de cloreto de sódio até completar o volume de 100ml;
- misturar as camadas de água e amostra por meio de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação enérgica;
- deixar