Relatorio
A. Célula galvânica Zn/Zn+2 // Cu+2/Cu
Como uma célula galvânica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em elétrica, não utilizou-se de corrente contínua para a realização do experimento.
Essa reação ocorre espontaneamente quando uma barra de zinco metálico é mergulhada em uma solução aquosa de sulfato de cobre (II). Instantaneamente, após a imersão, foi possível notar, sobre a superfície da placa de zinco, uma cor mais escura.
Nessa reação, o zinco é oxidado e os íons do cobre são reduzidos. Assim:
Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2e- (oxidação)
2e- + Cu2+ (aq) → Cu (s) (redução)
Zn (s) + Cu2+ (aq) → Zn2+ (aq) + Cu (s) (equação completa)
Ao decorrer da reação, ocorreu a formação de cobre metálico, que foi depositado na superfície do eletrodo de cobre e a diminuição da cor azul da solução em que o sólido estava inserido. Já o eletrodo de zinco foi corroído (sofreu oxidação), formando o íon Z2+ e liberou dois elétrons, responsáveis pela geração de corrente elétrica na pilha. O eletrodo que sofreu redução foi o cobre, portanto é o cátodo e o que sofreu oxidação foi o zinco, portanto, é o ânodo.
A ponte salina foi adicionada para unir as duas semi-células, mantendo a estrutura da solução e dando equilíbrio iônico à mesma. Devido à adição dessa ponte constituída de KCl, os íons Cl- migraram em direção ao ânodo e os íons K+ em direção ao cátodo, à medida que a célula descarregava.
A diferença de potencial ou ddp (E) de uma pilha depende das espécies envolvidas, das suas concentrações e da temperatura. Por isso, o E é medido na condição-padrão, que corresponde a espécies com concentração 1 mol/L, em que a diferença de potencial da pilha é dada por E0, podendo ser calculado através das seguintes equações:
E0 = E0red maior - E0red menor ou E0 = E0oxi maior - E0oxi menor Com a utilização do voltímetro, foi possível verificar uma