RElatorio
Experimento 1 - Medidas de densidade dos sólidos.
Objetivos:
Medida densidade de sólidos regulares.
Exercitar as operações aritméticas com algarismos significativos.
Expressar o resultado da densidade na forma científica.
Fundamentos Teóricos:
Simbologia:
= densidade;
= massa;
= volume;
= densidade padrão;
= densidade relativa;
= volume do prisma;
= volume do cilindro (maciço);
= volume do cilindro oco;
= variação da densidade;
= desvio ou variação.
Formulário:
, expressar por:
Densidade:
A densidade nos ajuda a identificar uma substância, pois cada uma tem uma propriedade específica. Ela determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, isto é, se um corpo possui maior volume que outro ele tem mais matéria que a mesma quantidade do outro. Consequência importante disso é que o corpo mais denso afunda.
A densidade é a relação entra a massa e o volume ocupado por um material, matematicamente, é possível calcula-la com a seguinte fórmula: d=m/v. Podemos ver também que a densidade é inversamente proporcional ao volume, isto quer dizer que quanto menor o volume ocupado por uma determinada massa maior será a densidade. Outro fator importante a se considerar é que o volume varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Equipamentos:
Régua (30cm).
Balança.
Paquímetro.
Procedimentos Experimentais
Para se realizar o experimento, primeiramente obtivemos as medidas dos prismas com a régua e as massas dos respectivos, assim como as medidas dos prismas pelo paquímetro, em seguida obtivemos as medidas do cilindro com o paquímetro e suas massas. Para obter os resultados, os devidos cálculos de volume e densidade foram feitos e anotados.
Análise dos resultados.
(Fazer comparação dos resultados práticos com o resultados teóricos, se por exemplo a densidade der errado com a do livro sugerir hipóteses de