Relatorio
Neste sentido, Max Weber deixa claro que seu estudo nestas linhas de representante religiosas protestantes não se focaliza no ensino dos compêndios éticos do tempo, antes focaliza na influência que tais representantes exerceram naquela época.
“Estamos interessados em algo inteiramente diferente: influências daquelas sanções psicológicas que, originadas da crença religiosa e da prática da religião, orientavam a conduta e a ela prendiam o indivíduo. Ora,essas sanções eram em larga medida, derivadas de peculiaridades das idéias religiosas. O homem daquele tempo preocupa-se com dogma abstratos(...) .” (Weber, p.54. 2001)
O Calvinismo
Este segmento religioso protestante foi o qual giravam as grandes lutas políticas e culturais dos séculos XVI e XVII que se desenvolveram nos países em desenvolvimento, causou-se uma cisma da igreja inglesa que representaria um perigo político aos detentores do poder. Neste sentido, o Calvinismo surge como um dogma que luta contra a doutrina deixada por Lutero que pregava o sentido religioso graças aos decretos de Deus, mas por conta de sua influência política, aproxima-se dos homens. No calvinismo se destrói qualquer tipo de manifestação subjetiva ao ser por parte dos fiéis, pregando a descrença total dos homens.
Para os calvinistas, a fé deve, por meio de obras humanas, apresentarem resultados objetivos. A