relatorio
Alvaro Bianchi
Professor da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
Resumo
O presente texto apresenta aos alunos alguns aspectos formais de um Projeto de
Pesquisa. A exposição dos diferentes capítulos que compõem referido projeto
(introdução; objetivos; justificativa; metodologia e bibliografia) e de seu conteúdo têm por objetivo formular uma proposta de padronização para a confecção de projetos.
Palavras-chaves: metodologia, pesquisa científica, projeto de pesquisa
Vale confessar previamente para evitar falsas expectativas: este pequeno texto tem pretensões muito modestas e objetivos meramente didáticos. Seus objetivos são apresentar ao aluno alguns aspectos formais do Projeto de Pesquisa, ao mesmo tempo em que são transmitidas certas informações que podem simplificar sua vida acadêmica.
Ele foi resultado da atividade docente na disciplina de Metodologia da Pesquisa
Científica, da percepção das principais dificuldades que os alunos encaravam na hora de confeccionar um projeto de investigação e das discussões sobre o tema com professores da mesma disciplina.
Evidentemente, cada área de conhecimento guarda suas especificidades e é compreensível que reivindique para seus projetos uma estrutura própria, capaz de dar conta delas. Mas a estrutura de projeto aqui apresentada é válida, de maneira geral, para a maioria das áreas de pesquisa e, de modo mais exato, para aquelas vizinhas à pesquisa social. Um Projeto de Pesquisa é composto de elementos pré-textuais, formado por capa e sumário; elementos textuais, compostos de Introdução, Objetivos, Justificativa e
Metodologia; e elementos pós textuais, do qual fazem parte Cronograma e Bibliografia.
2
A atenção recairá, aqui, sobre os elementos textuais que compõem o projeto.
Comecemos, pois, por alguns aspectos gráficos importantes. O texto do corpo do projeto deve ser redigido em fonte tamanho 12 e espaçamento duas