relatorio
PARTE 1
a)Sódio: *muito reativo com a água
*Quando corta a sua superfície ela fica mais clara e brilhante, pois a sua parte interna não havia tido contado com o oxigênio.
*resultado final: fica rosa, pois é uma base, e ocorre também uma propulsão formando um gás o conhecido H2 (que pode explodir, mas na experiência por ser pouca quantidade não explode). A água destilada fica rosa de acordo com que a fenolftaleína passa, formando a soda caustica.
Na(s) + H2O(l) -> H2(g) + NaOH(aq)
Obs: NaOH indica a fenolftaleína .
Obs2: Quem perde elétrons mais fácil é o sódio, pois a reação foi rápida e espontânea, devido a energia de ionização (oxida). E é oque tem menor energia de ionização, então ele oxida, logo tem uma maior capacidade redutora.
b) Magnésio: * resultado final: fica rosa na região próxima ao magnésio e o magnésio continua com o tamanho original.
c) Alumínio: A solução fica incolor e o alumínio no tamanho original.
PARTE 2
a) Obtenção do Bromo: Ficam duas fases bem claras, após colocar 10 gotas de água de cloro e agitar a fase de baixo fica amarela que é o bromo de sódio e que está em maior quantidade, e a fase de cima é incolor, em menor quantidade.
Br- -> Br2
b) Obtenção do Iodo: Ficam duas fases, após 10 gotas de água de cloro e agitar a fase de baixo fica amarela que é o NaI, e a fase de cima fica rosa que é o Exano (o exano fica em cima pois sua quantidade é desproporcional ao NaI, logo é menos denso.
I- -> I2
Obs: Entre o cloro e o iodo quem tem maior afinidade eletrônica (sofre redução) é o cloro. Logo o cloro vai oxidar o iodo.